terça-feira, 20 de março de 2012

Cartografia: Elementos Cartográficos (Resumo)

A cartografia configura-se como a técnica de desenvolvimento de mapas e cartas, que possibilitam a visualização e interpretação do espaço geográfico. Os mapas não são objetos recentes, eles vêm sendo desenvolvidos desde a antiguidade, como parte do conhecimento humano sobre a natureza e seus componentes. No mapa, podemos encontrar os seguintes elementos que são distinguidos qualitativamente:
Título ou Nome: Esse elemento cartográfico está geralmente na parte superior do mapa e busca informar qual a função dele. Exemplos: Mapa físico da América do Sul; Mapa Político da Ásia; Mapa populacional da Europa, entre outros.
Símbolos ou convenções cartográficas: São utilizados dentro dos mapas para representar dados qualitativos e quantitativos. Os símbolos ajudam a deixar o mapa menos poluído visualmente. Exemplos: circulos concêntricos indicando quantitativo populacional; diferentes símbolos indicando o principal cultivo de determinada região, entre outros.
Escala: Talvez essa seja um dos elementos mais importantes de um mapa. A escala indica o nível de detalhamento do espaço mapeado. Podemos classificar a escala da seguinte forma: escala numérica ou escala gráfica. Existem três níveis de escala utilizados em mapas:
  • Grande: Exibe um grande nível de detalhamento dos objetos espaciais. Nessa escala, é possível identificar ruas, avenidas, edifícios, lavouras e demais fixos urbanos e rurais. Exemplos: 1:1000 (um para mil) ou 1:5000 (um para cinco mil), são consideradas escalas grandes.
  • Média: Exibe um médio nível de detalhamento da imagem mapeada. Nessa escala, ainda é possível observar alguns fixos, porém com menor precisão. Visto do alto, é como se nos afastássemos da superfície. Exemplos: 1:50000 (um para cinquenta mil) ou 1:100000 (um para cem mil).
  • Pequena: Exibe um pequeno nível de detalhamento das imagens mapeadas. Nessa escala, não é mais possível observar os fixos, sendo utilizada, principalmente, para mapear Estados, países e demais unidades territoriais. Exemplos: 1:1000000 (um para um milhão) ou 1:10000000 (um para dez milhões).
OBS.: Uma relação importante, que deve ser lembrada ao analisar o tipo de escala que está sendo empregada no mapa, está relacionada ao numerador da relação.
1:10000 (um para dez mil) = Quanto maior o denominador menor o nível de detalhamento do mapa.
Indicadores de direção: Mais conhecidos como Rosas dos Ventos. Esse elemento cartográfica busca mostrar para qual direção estão os objetos presentes no mapa. Será através dos pontos cardiais e colaterais que o indicador de direção se apresentará, como mostra a figura abaixo:
Linhas: Esse elemento cartográfico possui grande importância na construção de um mapa, por ser utilizado na formação das coordenadas geográficas. Existem dois tipos de linhas traçadas em mapas: os meridianos e os paralelos.
  • Meridianos: São linhas verticais que cortam o planeta de pólo a pólo. Sua referência é o meridiano 0° (Meridiano de Greenwich), que passa pela Inglaterra. Divide, assim, o mundo em dois lados: Oeste (Ocidente) e Leste (Oriente)
  • Paralelos: São linhas horizontais que cortam o planeta ao meio. Sua referência é o paralelo 0° (Linha do Equador). Divide, assim, o mundo em dois hemisférios: Hemisfério Norte (setentrional) e o Hemisfério Sul (meridional).
Coordenadas Geográficas: Será através da interação entre as linhas que obteremos as coordenadas geográficas, que podem ser divididas em duas categorias: Longitude e Latitude.
  • Longitude: Caracteriza-se como a distância entre os meridianos. Sendo assim, a longitude trabalha na direção Leste-Oeste ou Oeste-Leste. É medida em graus, variando de 0° à 180°
  • Latitude: Caracteriza-se como a distância entre os paralelos. Sendo assim, a latitude trabalha na direção Norte-Sul ou Sul Norte. É medida em graus, variando de 0° à 90°.

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, de qualquer forma ou por qualquer meio. A violação dos direitos de autoria (Lei nº. 9.610/98) é crime estabelecido pelo artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.